sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

  O SEGREDO DA CRIPTA

A cripta, como refúgio de nossas almas, é o lugar dentro do coração onde nossa alma se encontra com o Criador, onde a verdadeira Luz ilumina toda a escuridão, onde não há mais espaço para o medo, onde o nosso livre arbítrio pode ser bem exercido, conforme concedido a nós pela Graça de Deus.
Na cripta podemos realizar todo o livre desejo de temermos a Deus, pois com a presença constante e infinita da Luz eterna, que nunca se apaga, nos tornamos obedientes da vontade de Deus; é no silêncio infinito da cripta que nos tornamos Servos e Fiéis do Amor, pois tememos perder definitivamente a eternidade ao lado de Deus.
É na intimidade da cripta que somos mais livres para amar Deus e, sem medo, com humildade, pedir ao Pai eterno que ilumine nossos corações para podermos, também, amarmos ao próximo como a nós mesmos; não só os amigos, mas, sobretudo, os nossos inimigos e os estranhos.
Poderemos, com paciência e fé, nos tornamos dignos do Corpo e do Sangue derramado por nosso Senhor Jesus Cristo e pelas lágrimas derramadas, pelos nossos pecados, pela sua Santíssima Mãe – que é nossa Mãe também – a Virgem Maria, cujo Imaculado coração a todos nós redime pela Graça de seu Santo Filho.
Deus sempre habita o interior da cripta que se encontra dentro de nossos corações, mesmo nos momentos mais difíceis em que, por medo, incompreensão, desejo mal direcionado ou desespero, nos esqueçamos da sua misericordiosa companhia. Devemos nos comtemplar em uma vida interior para podermos manter um contato íntimo com Deus.  O segredo para esse contato amoroso é a Oração. A humildade é a chave para abrirmos a porta da Oração para falar com Deus.
Mas, a vida na cripta não é vida de ilusão, não é vida de sonho humano, não é vida onde tudo é permitido ao homem. Ao contrário, é uma vida de luta incansável contra as artimanhas e as malícias do maligno, que a todo momento tenta nos afastar da Luz eterna, que ilumina a escuridão da cripta desde a queda originária, desde o momento em que, por soberba, vaidade e o uso indevido e abusivo do livre arbítrio, os primeiros pais perderam o divino direito de serem felizes. Não houve mais felicidade plena desde então.
Para viver intensamente a vida na cripta, devemos estar preparados para o sofrimento, que é a luta interior contra as tentações do homicida. A vida interior é marcada pela tragédia de uma luta sem precedentes contra a desobediência, de uma vida de oração contra a tentação do mal que quer perder a nossa alma. É a resposta ao chamado de Deus que fere mortalmente o tentador; por isso, devermos ter a coragem de vencer o egoísmo do mal para que não nos considerarmos como um deus.
Para que possamos crescer interiormente no amor e termos maior intimidade com Deus é preciso que cresçamos na Fé, isto é, é preciso que tenhamos a plena convicção de que nunca seremos felizes aqui neste mundo meramente material e temporal, sem juízo.
É necessário que tenhamos a compreensão de que a única felicidade está no paraíso celeste, junto de Deus.
Entretanto, o caminho não é fácil de ser percorrido. Muitas batalhas nos aguardam no seu percurso; mas, ainda que seja estreito, é um caminho que percorremos com a Luz da Verdade imutável, pois Ela já venceu o mundo e pode nos ajudar a vencê-lo também. Só depende do nosso quer.
Neste temporal caminhar para a última e definitiva morada passamos todos nós, sem exceção, por momentos dolorosos que nos farão mais fortes para nos afastarmos de todo o mal, de todos os ídolos materiais, de toda a ilusão de viver num mundo sem a presença da Cruz do Filho amado de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, da ilusão de viver num falso paraíso terreno, onde o homem é o centro de tudo e tudo pode.
Como a luta para mantermos em nosso coração acesa a Luz Eterna é incansável, devemos, com a mesma e santa humildade da Virgem Maria, pedirmos a Deus o fortalecimento de nossa Fé para vencermos as armadilhas do mal, mediante uma infalível determinação de nunca nos afastarmos de Sua Misericórdia.

Fr. José Antonio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário