terça-feira, 22 de março de 2016

                                          Obedecer à eterna lei de DEUS

Ter a coragem de obedecer à lei de Deus nos faz homens livres e contentes, pois a obediência Àquele que nunca cansa de nos amar, que nunca olha para o lado quando caímos, que nunca nos julga pelas nossas fraquezas, que nunca perde a esperança na nossa salvação, que nunca soma os nossos pecados, demonstra que podemos, apesar dos percalços no nosso caminhar, sermos sábios e fortes para permanecermos no caminho estreito.
Obedecer à lei de Deus é um ato justo, necessário e decorre de mais alta expressão de nossa liberdade, do uso correto do livre arbítrio; é uma decisão que marca profundamente a dignidade do homem como ser humano livre, natural, cuja beleza moral caracteriza a pureza de seu coração, a nobreza de seus pensamentos e a prudência de sua boca.
Não sejamos, por orgulho, inveja ou soberba, mártires da desobediência à Deus para, insana e mentirosamente, nos colocarmos à Sua altura ou nos considerarmos como deuses iguais ao único e verdadeiro Deus, que é a única e verdadeira fonte de todo amor, de toda a liberdade, de toda a virtude, de toda a razão, tanto da alma, quanto da consciência, pois Deus é a fonte única de toda a moralidade.
É a sabedoria de Deus que decide o que é bom e moral, e o que não é. Tudo o que o homem decidir em afronta à lei de Deus é fraude, é homicida e decorre de uma mente deturpada e que não tem percepção da própria liberdade nem da sua condição de criatura.
A sabedoria da razão humana é incerta e vacilante e só encontra certificação quando é livre para atender à lei de Deus, pois tudo o que Ele criou é bom e nunca precisa de reparos, salvo o próprio homem que, livremente, abdicou da semelhança de Deus, contentando-se, por inveja, orgulho e soberba com a Sua imagem.
A voz da razão humana pode ser maliciosa e impura, pois é limitada como toda criatura o é. Somente a razão de Deus é perfeita e sem a mácula do pecado original, pois Deus é a essência de tudo o que de bom há.
Deus é indecifrável e eterno.
Ele, e somente Ele, é.
Quando o homem se afasta do cumprimento da lei de Deus ele perde a capacidade de fazer o bem e de praticar virtude por se autoproclamar o criador de toda a moral, por se proclamar o criador do antinatural; ele, então, ao fraudar a verdade, se torna um usurpador do direito natural, que protege a todo homem que vem a este mundo e que, livremente, obedece à lei de Deus.
Mesmo aos desobedientes Deus não se cansa de amar e esperar a penitência, graças à Sua infinita misericórdia. Entretanto, pela concessão do livre arbítrio, depende de cada ser humano querer viver a eternidade na presença amorosa de Deus, ou, se assim livremente desejar, afastar-se definitivamente da eterna Cidade Celeste.
Toda a moralidade de Deus estabelecida em Sua lei reflete a Sua infindável sabedoria, a Sua infinita misericórdia e Seu incondicional amor.


Fr. José Antonio Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário